9EEF4F9A-E9E6-4F10-9BF1-3F3280411A16.JPG
Banner-site (1).png

Simpósio Internacional de Entomologia

O Simpósio de Entomologia da Universidade Federal de Viçosa é um evento institucional, de caráter bianual e que vem ganhando notoriedade e importância no cenário entomológico brasileiro a cada edição. O evento é organizado por discentes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV, contando com o apoio do corpo docente do Programa, além da participação de outros departamentos e instituições da universidades.

O evento tem como objetivo complementar a formação de profissionais das áreas de ciências agrárias e ciências biológicas, com ênfase em entomologia.

Agora em sua sétima edição o evento contará com colaboradores nacionais e internacionais da área da Entomologia e apoio da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), para abordar e discutir o tema:

"De fundamentos à prospecção de novas tecnologias"

Exploraremos juntos as diferentes vertentes da entomologia (morfologia, genética, resistência de insetos, ecologia, comportamento, manejo integrado de pragas, controle biológico, semioquímicos, dentre outras), assim como o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, incentivando a cooperação cientifica e o debate dos desafios que permeiam nossa área de estudo.

Dessa forma, o evento ficará marcado pela abordagem integrada das diferentes áreas envolvendo insetos, participação de diferentes perfis de pesquisadores e atividades complementares, proporcionando trocas de conhecimentos e saberes.

VII Simpósio Internacional de Entomologia será realizado na Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, Minas Gerais, no mês de setembro de 2023.

Histórico do evento

2010, 2011 e 2013

​Agosto 2015

Setembro 2019

Setembro 2023

O evento teve início no ano de 2004, visando atender a uma demanda por eventos desse tema de pesquisa de caráter regional. No entanto, desde sua primeira edição, ficou claro que os objetivos poderiam ir além.

As edições seguintes (2010, 2011 e 2013) contaram com a participação de pesquisadores de diversas universidades e instituições, não só da Região Sudeste, mas de todo o país, fazendo com que o evento conquistasse 5 uma abrangência nacional e não somente regional como primeiramente idealizado

Em sua V edição no ano de 2015 o Simpósio atingiu a categoria de evento internacional, contando com a participação de palestrantes de instituições de vários países.

Na sua VI edição o evento mais uma vez promoveu um ambiente rico para discussão de grandes temas relacionados a Entomologia.

Agora em sua VII edição o Simpósio Internacional de Entomologia está preparando uma experiência única, diversa e imersiva com a colaboração de grandes nomes nacionais e internacionais e pela primeira vez com o apoio da Sociedade Entomológica do Brasil.

DBD64A77-1363-47E5-9E6A-3B89BAD2894A.JPG

Sociais