
Técnica de imunofluorescência para a investigação de processos biológicos em insetos
Minicurso 1
Ministrante principal: Davy Soares Gomes
Vagas: 12 vagas
Duração: 8 horas de curso
Resumo: A imunofluorescência é uma técnica sensível e específica para a detecção e localização de proteínas em tecidos biológicos, amplamente utilizada na entomologia para investigar processos morfológicos, fisiológicos e patológicos. Utilizando anticorpos marcados com fluoróforos, permite a visualização detalhada das moléculas-alvo por microscopia de fluorescência, possibilitando análises em nível celular. Este minicurso abordará os princípios da imunofluorescência, sua metodologia, aplicações e desafios técnicos, fornecendo uma base sólida para sua aplicação em pesquisas.


Do saber popular à Ciência: O fascinante mundo da Etnoentomologia
Minicurso 2
Ministrante principal: Caique Dantas Vasconcelos
Vagas: 50 vagas
Duração: 6 horas de curso
Resumo: A etnoentomologia é a área da etnobiologia que investiga as interações entre os seres humanos e os insetos ao longo da história, abrangendo aspectos culturais, ecológicos e científicos. Este minicurso apresentará uma introdução à etnoentomologia, explorando como diferentes sociedades percebem, utilizam e representam os insetos em seus costumes, mitologias, medicinas tradicionais e práticas agrícolas. A proposta busca aproximar o conhecimento acadêmico dos saberes tradicionais, promovendo reflexões sobre o papel dos insetos na cultura e na conservação da biodiversidade.
Minicurso 3
Introdução a Mirmecologia
Ministrante principal: Gustavo Rocha Alves
Vagas: 14 vagas
Duração: 8 horas de cursos
Observação: levar pinças e notebook
Resumo: O minicurso tem por objetivo apresentar um panorama geral da Mirmecologia, abordando aspectos da biologia do grupo, princípios básicos da morfologia e classificação taxonômica do grupo. Após a apresentação das principais estruturas morfológicas das formigas, os participantes do minicurso passarão por um pequeno exercício de morfo-especiação, para então serem introduzidos as chaves de identificação para gêneros. O objetivo geral da proposta é dar autonomia para estudantes de graduação e pós-graduação que estão iniciando trabalhos de pesquisa com formigas, para reconhecer os principais gêneros, manusear chaves de identificação e acessar fontes de informações confiáveis que auxiliem no processo de identificação taxonômica.


Minicurso 4
Vespas de Vilãs a Parceiras: Manejo de Pragas, Saúde Humana e Resiliência Frente às Mudanças Climáticas
Ministrante principal: Bruno Corrêa Barbosa
Vagas: 30 vagas
Duração: 6 horas de curso
Resumo: Por muito tempo, as vespas sociais foram vistas como insetos agressivos e indesejáveis. No entanto, estudos recentes destacam seu papel fundamental na regulação de ecossistemas e seus potenciais benefícios para a saúde humana. Além de serem predadoras naturais de pragas agrícolas, contribuindo para o manejo sustentável de cultivos, suas peçonhas têm demonstrado propriedades bioativas promissoras para o desenvolvimento de novos fármacos. Além disso, a bioacumulação de metais pesados nesses insetos pode servir como ferramenta para biomonitoramento ambiental.
Neste minicurso, abordaremos a ecologia e o comportamento das vespas sociais, seu uso no controle biológico de pragas, a bioprospecção de suas peçonhas para aplicações médicas e os impactos das mudanças climáticas sobre suas populações. Também discutiremos como a conservação desses insetos pode contribuir para a resiliência dos ecossistemas e para o desenvolvimento de práticas agrícolas e médicas inovadoras. O objetivo é desmistificar a imagem das vespas e destacar sua importância ecológica, econômica e científica, incentivando estratégias de manejo sustentável e pesquisa aplicada.
Citogenética de Insetos
Minicurso 5
Ministrante principal: Gisele Amaro Teixeira
Vagas: 8 vagas
Duração: 8 horas de curso
Observações: levar notebook com ferramenta de edição de imagem como GIMP ou Photoshop
Resumo: A citogenética é uma área da genética que estuda o cariótipo das espécies, ou seja, as características dos cromossomos como número, morfologia, organização de sequências gênicas e repetitivas, além de suas variações durante a evolução ocasionadas por rearranjos cromossômicos. A citogenética tem sido importante ferramenta em estudos evolutivos, taxonômicos e filogenéticos das espécies. Neste minicurso será abordado:
- Obtenção de cromossomos metafásicos a partir de gânglios cerebrais de larvas em estágio específico de desenvolvimento de insetos himenópteros;
- Coloração das lâminas obtidas com Giemsa;
- Análise das lâminas em microscópio com sistema de captura de imagem de alta resolução;
- Montagem do cariótipo com sistema de edição de imagem;
- Medição dos cromossomos e classificação de acordo com a razão entre os braços cromossômicos em metacêntrico, submetacêntrico, subtelocêntrico e telocêntrico;
- Caracterização do cariótipo em relação ao número cromossômico e morfologia dos cromossomos.


Nas asas das borboletas: Biologia, Ecologia e Conservação
Minicurso 6
Ministrante principal: Beatriz da Silva Monteiro Lima
Vagas: 30 vagas
Duração: 8 horas
Observações: roupas apropriadas para atividade em campo
Resumo: O objetivo do minicurso é fornecer noções básicas sobre Lepidoptera com ênfase em borboletas. Os alunos aprenderão aspectos de morfologia, ecologia, conservação e conhecerão os principais grupos de borboletas durante a aula teórica (4h). Durante a aula prática (4h), os alunos aprenderão os principais métodos de coleta, identificação de famílias e montagem de borboletas.
Minicurso 7
Introdução à biologia, ecologia e controle químico de culicídeos Vetores de Doenças Tropicais
Ministrante principal: Claudia Christian Bezerra de Souza e Ma. Amélia Macarle Silva de Sousa
Vagas: 15 vagas
Duração: 6 horas
Observações: material para anotações
Resumo: Este minicurso tem como objetivo principal introduzir os alunos a metodologias de testes preconizados pela Organização Mundial da Saúde para avaliação de substâncias que tenham potencial inseticida contra culicídeos; especificamente capacitando os alunos para identificar visualmente em qual fase do ciclo de vida esse culicídeo se encontra, diferentes metodologias de testes a serem aplicadas para cada estágio de vida, aprendendo a diferenciar espécies de culicídeos através de sua morfologia e outras características, bem como a realização de um teste larvicida, sendo apresentados aos cálculos básicos e acompanhamento de todas as etapas do experimento.


Técnicas de Microscopia de Luz e Eletrônica para Estudos Morfológicos dos Órgãos Reprodutivos de Insetos
Minicurso 8
Ministrante principal: Mauricio da Silva Paulo e Paulo Henrique Rezende
Vagas: 20 vagas
Duração: 4 horas
Resumo:
- Fazer uma breve introdução dos tipos de microscopias e suas aplicações no estudo dos órgãos reprodutivos dos insetos.
- Caracterizar os órgãos reprodutivos de insetos.
- Explicar as técnicas de processamento de material biológico para microscopia de luz e eletrônica.
- Tipos de coloração (para microscopia óptica) e contrastação com metais (para microscopia eletrônica).
- Aplicações dos resultados de pesquisas com morfologia reprodutiva e dos espermatozoides na taxonomia de insetos.
Mapeando a Entomodiversidade: Produção de Mapas com o QGIS
Minicurso 9
Ministrante principal: André Almeida Alves
Vagas: 15 vagas
Duração: 8 horas
Observações: levar notebook
Resumo: Este minicurso tem como objetivo capacitar os participantes a utilizar o QGIS para a criação de mapas temáticos, desde os conceitos fundamentais de geoprocessamento até a produção de mapas finalizados com informações geoespaciais. O curso é destinado a iniciantes e abordará as etapas essenciais para manipulação e visualização de dados geoespaciais de forma clara e eficiente. Ao final, espera-se os alunos sejam capazes de usar os mapas produzidos em artigos e em apresentação de eventos científicos
Principais Tópicos Abordados:
1. Introdução ao QGIS e Geoprocessamento
-Definição de softwares SIG e importância do QGIS
-Instalação e configuração do QGIS
2. Conceitos Fundamentais em Geoprocessamento
-Estrutura e formatos de arquivos shapefile, geopackage e geotiff
-Sistemas de Referência Geodésica e Projeções Cartográficas
3. Carregamento e Organização de Dados
-Importação e organização de camadas
-Tipos de dados geoespaciais: vetoriais e raster
4. Análise e Manipulação de Dados
-Edição de geometrias e atributos
-Ferramentas básicas de análise espacial
5. Estilização e Personalização de Mapas
-Aplicação de simbologia e rótulos
-Personalização de cores e elementos gráficos
6. Criação de Mapas Temáticos
-Configuração de legendas, layout e design
-Exportação e impressão de mapas
7. Revisão e Conclusão
-Recapitulação do conteúdo abordado
-Dicas para aprimorar o uso do QGIS no dia a dia
Objetivos da Proposta:
-Capacitar iniciantes a utilizar o QGIS para a criação de mapas temáticos com dados geoespaciais.
-Ensinar as bases do geoprocessamento, desde o carregamento de dados até a análise espacial e personalização do mapa.
-Proporcionar uma compreensão prática do QGIS, com ênfase em ferramentas que permitam a criação de mapas com qualidade e precisão.
-Preparar os participantes para o uso do QGIS em projetos reais, aplicando os conhecimentos adquiridos para a criação de mapas temáticos para diferentes finalidades.


Minicurso 10
The last of bugs: desvendando a biologia por trás dos insetos zumbis
Ministrante principal: Samuel Julio Lima dos Santos
Vagas: 15 vagas
Duração: 8 horas
Observações: roupas adequadas para atividades de campo
Resumos: Insetos (principalmente formigas) infectados por fungos entomopatogênicos do gênero Ophiocordyceps têm atraído bastante atenção através da exposição em séries de TV e videogames. Entretanto, as bases biológicas e nuances dessa interação não são largamente conhecidas pelo público geral. Nosso minicurso tem como principais objetivo introduzir os inscritos no VIII SIEV ao mundo dos insetos zumbis. Para isso, iremos fazer uma introdução geral sobre a biologia da interação entre fungos do gênero Ophiocordyceps e insetos hospedeiros, através da exposição de trabalhos taxonômicos e ecológicos sobre o tema. Logo após, propomos uma experiência em campo (no Recanto das Cigarras da UFV) para a coleta de insetos zumbificados. Posteriormente à coleta, ensinaremos os inscritos a processar o material coletado, através da confecção de lâminas microscópicas para a visualização de estruturas-chave que permitem a identificação de Ophiocordyceps e armazenamento de amostras, seguindo os protocolos recomendados.
Minicurso 11
Preparo de extrato bruto para fins de testes enzimáticos: Métodos de extração de intestinos de Lepidópteros
Ministrante principal: Daniel Guimaraes Silva Paulo
Vagas: 15 vagas
Duração: 6 horas
Observações: necessário jaleco
Resumos: O estudo da atividade enzimática em insetos tem se mostrado essencial para compreender processos digestivos, interações ecológicas e potenciais aplicações biotecnológicas. Neste minicurso, abordaremos o preparo de extratos brutos a partir de intestinos de Lepidópteros, destacando métodos eficientes para a extração e preservação das enzimas. Serão discutidos os principais cuidados na coleta, dissecação e homogeneização dos tecidos, além de protocolos para evitar degradação enzimática. A parte prática incluirá técnicas de manuseio e processamento do material biológico, garantindo a obtenção de extratos com alta atividade enzimática para diferentes tipos de ensaios bioquímicos. O minicurso é voltado para estudantes e pesquisadores interessados em bioquímica de insetos, fisiologia digestiva e aplicações enzimáticas.


Procedimentos e métodos de coleta de insetos e outros artrópodes
Minicurso 12
Ministrante principal: Alexander Gaione Costa
Vagas: 20 vagas
Duração: 6 horas
Observações: EPIs e roupas adequadas para atividades de campo
Resumo: Este minicurso tem como objetivo apresentar e discutir os procedimentos essenciais para a coleta de insetos e outros artrópodes, compreendendo aspectos técnicos, metodológicos e práticos dessas atividades. O minicurso será dividido em duas partes: a primeira voltada para uma introdução teórica com discussões das metodologias, experimentações e regulações; e a segunda parte direcionada para as práticas em campo. No que se refere à parte teórica (2 horas), introduziremos a coleta de artrópodes, apresentando as licenças necessárias para sua realização e as questões que precedem as atividades de campo. Na sequência, serão discutidas as diferentes metodologias utilizadas para coleta dos organismos e como escolher cada uma relacionando-as ao desenho experimental e as perguntas científicas. Na etapa prática (4 horas), os participantes terão contato com diversos tipos de armadilhas frequentemente utilizadas na coleta de artrópodes, como armadilhas Malaise, Pitfall, Guarda-Chuva Entomológico e Armadilhas-Ninho, Coleta ativa, triangulo de solo, entre outras. Inicialmente, serão demonstradas as características, aplicações e funcionamento dessas metodologias. Em seguida, os participantes serão orientados na instalação e no uso dessas armadilhas em campo, permitindo a experimentação direta dos métodos discutidos. Para isso, os participantes serão separados em grupos e conduzidos por um instrutor. Cada grupo receberá um tipo de armadilha e serão instruídos em seu uso e instalação de maneira rotativa, até que todas as armadilhas sejam apresentadas a cada um dos grupos. Para facilitar a execução da parte prática, o objetivo é que ela seja conduzida na Mata da Biologia ou, preferencialmente, na Mata do Paraíso, ambas localizadas na cidade de Viçosa, próximo à UFV. Com esse minicurso, esperamos que os participantes compreendam os diferentes métodos de coleta de artrópodes e consigam aplicá-los de forma adequada às suas pesquisas, considerando tanto a técnica quanto a adequação ao tipo de pergunta científica a ser respondida. O objetivo não será matar ou preservar espécimes que caírem nas armadilhas, mas sim demonstrar seu funcionamento e possibilidades de uso.
Objetivo principal:
- Apresentar e discutir os procedimentos essenciais para a coleta de insetos e outros artrópodes, enfatizando aspectos técnicos, metodológicos e regulatórios.
Objetivos específicos:
- Discutir os principais procedimentos para a coleta de artrópodes, incluindo requisitos legais, como licenças.
- Relacionar as metodologias de coleta a desenhos experimentais e perguntas científicas.
- Comparar diferentes tipos de armadilhas, destacando seus princípios de funcionamento e aplicações.
- Apresentar as principais armadilhas frequentemente utilizadas na coleta de artrópodes.
- Realizar atividades práticas direcionadas para a instalação e uso de diferentes armadilhas em campo (Malaise, Pitfall, Guarda-Chuva Entomológico, Armadilhas-Ninho, etc).
- Orientar os participantes na instalação e no manuseio das armadilhas em campo.